INTRODUZINDO A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NA ESCOLA ATRAVÉS DA BRINCADEIRA DE CAÇA AO TESOURO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Este relato tem por objetivo apresentar os resultados da prática vivenciada com alunos da educação infantil e ensino fundamental – anos iniciais de uma escola pública de Porto Alegre-RS na atividade corrida de orientação. Realizada em outubro de 2017, esta atividade fez parte de projeto interdisciplinar alusivo a Semana das Crianças. Cada turma teve duas aulas com o tema “caça ao tesouro”. Foi trabalhada a identificação de sinais e desenhos em mapas relacionando-os com os ambientes da escola, a corrida por terrenos irregulares e o estímulo ao trabalho em equipe. Ressaltamos a compreensão para leitura dos mapas, uma vez que as crianças compreenderam os requisitos básicos para executá-la. Podemos concluir que esta foi uma possibilidade pedagógica exitosa na disciplina de Educação Física.
Palavras-chave: corrida de orientação; educação física; escola.
ISSN 2175-3962
Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.