PRÁTICA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM OS JOGOS INDÍGENAS E AFRICANOS

Leonardo Carlos de Andrade

Resumo


Esta experiência de ensino foi desenvolvida em uma escola federal no município de Goiânia (GO), tendo como conteúdo os jogos indígenas e africanos nas turmas de 5º ano. Trata-se de uma prática pedagógica da Educação Física desenvolvida em 23 aulas, ministradas em três encontros semanais no turno matutino, no período de 13/03/2018 à 10/05/2018. O percurso pedagógico foi desenvolvido em cinco momentos dialeticamente articulados: Conceito de Jogo Tradicional; Jogos Indígenas; Jogos Africanos; Preconceito e atualidade; Elaboração de um “livro” (portfólio). A prática pedagógica está fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica e os resultados obtidos se materializaram em um material pedagógico permanente para a escola e na catarse dos alunos.


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ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

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