Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos de Formação RBCE?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A publicação Cadernos de Formação RBCE (ISSN 2175-3962), editada de forma semestral, publica experiências relacionadas à Prática de Ensino de Educação Física ou vinculadas ao trabalho de professores, objetivando compartilhar estudos, práticas, atividades e reflexões que foram ou estão sendo desenvolvidas em escolas e demais instituições. Além disso, publica temas monográficos que interessam à formação de professores, não necessariamente vinculadas à prática, mas como questões "transversais", como por exemplo: gênero, infância, violência, sexualidade, história, inclusão, entre outros.

Os textos devem conter informações sobre o campo, o cenário no qual a atividade se desenvolve, a descrição da proposta, conclusões, bem como análise crítica da mesma.

São considerados indispensáveis: clareza na escrita, o rigor científico e aspectos ético-legais. Quando possível, trazer indicações de leitura, ao final do texto, depois das referências.

Resenhas também são aceitas e devem obedecer aos seguintes critérios. referir-se à obra relacionada ao foco dos Cadernos de Formação RBCE (versar sobre ensino de Educação Física); ser inédita; extensão de 6.000 a 8.000 caracteres (com espaços), incluindo, se houver, referências; incluir referência bibliográfica completa, do livro resenhado, no cabeçalho; título (opcional); conter descrição do conteúdo da obra, sendo fiel a suas ideias principais; oferecer uma análise crítica (um diálogo do autor da resenha com a obra), evitando a submissão de textos meramente descritivos. As outras exigências de submissão são idênticas às das demais seções dos Cadernos de Formação RBCE.

PADRÕES:

Título em letra maiúscula (caixa alta), centralizado e em negrito.

Resumo de, no máximo 800, caracteres com espaços contendo: apresentação do campo, período, descrição da proposta, principais resultados.

Palavras-chaves: três termos separados por ponto e vírgula.

Título em inglês e espanhol seguidos dos respectivos abstract, keywords, resumen e palabras clave.

Texto contendo, no máximo, 20.000 caracteres com espaçamento, incluindo a referências.

O manuscrito não deve conter nenhuma informação sobre os autores, como nome ou instituição. Tais informações devem ser incluídas nos metadados da submissão. 

FORMATAÇÃO:

Os arquivos para submissão devem ser digitados em editor de texto Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (e não devem  ultrapassar 2MB), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, folha A4, margens inferior, superior, direita e esquerda de 2,5 cm; empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

Outras informações: caso seu artigo possua imagens (figuras, quadros, tabelas, fotografias etc.) ou qualquer outra reprodução que não seja de sua propriedade, enviar, como documento suplementar, uma Declaração que autoriza o uso de cada imagem ou documento (por escrito e com firma reconhecida) em que esteja declarado que o material a ser reproduzido em seu artigo (colocar o título do artigo na referida declaração) está liberado para esse fim. Qualquer pagamento que tenha de ser feito para a obtenção da autorização deverá ser efetuado pelo(s) Autor(es). Caso o original contenha fotografias, a Declaração de autorização tem de ser feita pelo fotógrafo e pelas pessoas fotografadas. Em caso de fotografias de crianças e jovens, a Declaração deve ser assinada pelos pais ou representantes legais. Em algumas situações, há necessidade de pedir autorização dos herdeiros ou detentores dos Direitos Autorais. O mesmo vale para Letras de música e Poesias, pois mesmo pequenas citações demandam a autorização do Autor ou dos detentores dos Direitos Autorais. Epígrafes seguem a mesma regra. Citação de texto de ficção necessita sempre de autorização, assim como texto e/ou imagem protegidos pela legislação e que são obtidos em sites da Internet.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Os METADADOS foram preenchidos com:

    • Título, Resumo e Palavra(s)-chave em Português;
    • Nome(s) do(s) autor(es);
    • Último grau acadêmico (APENAS);
    • Pais;
    • Unidade da Federação (Estado);
    • Instituição em que trabalha;
    • Endereço postal, telefone/fax (OBRIGATÓRIO para o contato principal).
  2. Os arquivos para submissão estão digitados em editor de texto Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, folha A4, margens inferior, superior, direita e esquerda de 2,5 cm; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Todas as pessoas relacionadas como autores, por ocasião da submissão de trabalhos nos Cadernos de Formação RBCE, estarão automaticamente declarando responsabilidade, nos termos a seguir:

1. Declaração de Responsabilidade: Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.

2. Transferência de Direitos Autorais: Declaro que, em caso de aceitação do artigo por parte dos Cadernos de Formação RBCE, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), vedado qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento ao CBCE e os créditos correspondentes aos Cadernos RBCE.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.