Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A publicação Cadernos de Formação RBCE (ISSN 2175-3962), editada de forma semestral, publica experiências relacionadas à Prática de Ensino de Educação Física ou vinculadas ao trabalho de professores, objetivando compartilhar estudos, práticas, atividades e reflexões que foram ou estão sendo desenvolvidas em escolas e demais instituições. Além disso, publica temas monográficos que interessam à formação de professores, não necessariamente vinculadas à prática, mas como questões "transversais", como por exemplo: gênero, infância, violência, sexualidade, história, inclusão, entre outros. Os textos devem conter informações sobre o campo, o cenário no qual a atividade se desenvolve, a descrição da proposta, conclusões, bem como análise crítica da mesma.

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos demanda contínua

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação Cadernos de Formação RBCE conta com um grupo de pareceristas especialistas nas áreas temáticas da Educação Física/Ciências do Esporte e áreas afins. Os manuscritos que atenderem as instruções aos autores serão submetidos, com a supressão da identificação da autoria do trabalho, ao Conselho Editorial e a pareceristas ad hoc, que os apreciarão observando o sistema peer-review. Aqueles que receberem avaliações discordantes serão encaminhados a um terceiro parecerista para fins de desempate. Manuscritos aceitos, ou aceitos com indicação de reformulação, poderão retornar aos autores para aprovação de eventuais alterações no processo de editoração do número para o qual foi submetido ou para números subseqüentes. Manuscritos recusados não serão devolvidos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.


 

Apresentação

Os Cadernos de Formação RBCE (ISSN 2175-3962), lançados em setembro de 2009 durante a realização do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/III Congresso Internacional de Ciências do Esporte, configuram-se como uma nova publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), estando disponível à comunidade tanto em versão digital como em versão impressa.

Associados à Revista Brasileira de Ciências do Esporte, os Cadernos se diferenciam dela em seu formato e propósitos, uma vez que contemplam experiências relacionadas à prática de ensino de Educação Física, objetivando compartilhar estudos, análises, propostas, comentários, relatos, práticas e atividades que foram ou estão sendo desenvolvidas em escolas e demais instituições nas quais os professores de Educação Física exercem seu ofício. Além disso, tratam de temas monográficos que interessam à formação de professores, seja no âmbito das práticas pedagógicas ou no que diz respeito a temas transversais, como infância, juventude, gênero, sexualidade, inclusão, entre outros.

Assim, os Cadernos de Formação RBCE se materializam em textos que procuram dialogar mais diretamente com o cotidiano daqueles que atuam no magistério (dentro e fora da escola), não apenas com seus fazeres, mas muito em função das possibilidades de reflexão que emergem das práticas e que sobre elas se debruçam. Configura-se como uma publicação serial, com duas edições por ano, sempre com um conjunto de textos de interesse dos professores e professoras de Educação Física no Brasil e também em outros países da América Latina.

Os Cadernos de Formação RBCE não publicam material necessariamente inédito ou oriundo de pesquisas, embora sejam eles, nos dois formatos, muito bem-vindos. Importante será sempre procurar, na pluralidade do nosso universo de atuação profissional, a melhor contribuição para a formação inicial e continuada de nossos pares.

Os Cadernos, em seu caráter ensaístico, procura dialogar com aqueles professores e professoras de Educação Física atuantes no magistério.

Os Cadernos de Formação RBCE têm como editor o professor Dr. Alexandre Fernandez Vaz e a professora Dra. Michelle Carreirão Gonçalves como editora-adjunta. Seu conselho editorial é formado por professores e/ou pesquisadores com ampla experiência no campo da Educação Física.



ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.