EDUCAÇÃO FÍSICA E A CULTURA CORPORAL: OS ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS EM QUESTÃO

Evilásio Martins Vieira

Resumo


O presente estudo registra reflexões sobre as orientações didático-metodológicas adotadas por professores para o trato do conhecimento da Educação Física na rede estadual de ensino de Pernambuco. A problemática central desta pesquisa foi veri?car de que maneira o processo de formação continuada, materializado pelas políticas educacionais, tem influenciado o empreendimento de ações didático-metodológicas numa perspectiva crítico-superadora. A análise se estabelece a partir do referencial teórico do paradigma da Cultura Corporal, complementada pelas informações colhidas através de uma entrevista semi-estruturada realizada com oito professores de Educação Física escolar de diferentes regiões do Estado. Os resultados permitem mostrar que, apesar do esforço de capacitação mencionado, os professores, em geral, continuam reproduzindo práticas corporais baseadas em pressupostos eminentemente biológico-esportivos, evidenciando, também, o esforço daqueles que buscam quali?car a respectiva área de atuação com inovações pedagógicas no trato do conteúdo de ensino, numa perspectiva transformadora, identi?cada com o acesso e usufruto das práticas da cultura corporal humana. Assim, espera-se que este trabalho possa contribuir com o debate relacionado às orientações didático-metodológicas, necessárias ao trato reflexivo-pedagógico do conhecimento da Educação Física.


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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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