O JOGO POR UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Abstract
Este artigo versa sobre a explicação da estrutura epistemológica erigida pela teoria históricocultural que permite definir o jogo protagonizado como a atividade principal das crianças préescolares. Parte do pressuposto de que a educação física se vem apropriando indevidamente de alguns constructos elaborados por Vygotsky, Leontiev e Elkonin, dificultando, assim, a compreensão do arcabouço filosófico que orienta os referidos autores e o possível estabelecimento de intervenções que alavanquem o desenvolvimento dos mais diversos alunos e alunas para outros patamares qualitativos. Termina ressaltando a importância do jogo protagonizado, desde que corretamente mediado, na configuração de relações sociais mais democráticas e na apropriação de diversos conhecimentos.
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Indexadores
Bases de dados
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.