CULTURA ESCOLAR, RECONHECIMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA

Bruno de Almeida Faria, Valter Bracht

Resumo


O trabalho tem como objetivo analisar e compreender as relações intersubjetivas travadas na cultura escolar a partir do diálogo com a teoria do reconhecimento social de Axel Honneth. As discussões desenvolvidas no decorrer do mesmo dizem respeito à investigação etnográfica realizada no contexto de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES, durante o ano letivo de 2011. O texto que se segue está organizado a partir da discussão referente ao “contexto de eticidade da escola”, a qual busca compreender a relação existente entre o reconhecimento e a motivação para as ações dos sujeitos na cultura escolar; e, em seguida, destaca os reflexos das relações de não reconhecimento na formação da identidade e no trabalho dos professores de Educação Física (EF).

Palavras-chave


Identidade docente; cultura escolar; reconhecimento; Axel Honneth.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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