(DES) MOTIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO

JULIANA PIZANI, IEDA PARRA BARBOSA-RINALDI, ANTONIO CARLOS MONTEIRO DE MIRANDA, LENAMAR FIORESE VIEIRA

Resumo


O estudo objetivou analisar a presença da desmotivação na educação física escolar, por meio da teoria da autodeterminação, buscando compreender possibilidades de intervenção. Aplicamos o questionário de Goudas et al. (1994) para 371 alunos de educação física do ensino médio. Na análise dos dados utilizamos o teste Mann-Withney, correlação de Spearman, MANOVA e alpha de Conbrach. Os resultados indicaram baixa prevalência de desmotivação (7,3%); evidencia-se a necessidade de reconhecimento da motivação como fator interveniente para aprendizagem mesmo o percentual de desmotivação não apresentando valores expressivos. A pesquisa aponta algumas estratégias que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Motivação; Aprendizagem; Educação Física.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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