ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DA INTERFACE ENTRE A SAÚDE E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONCEITOS E METODOLOGIAS

Heraldo Simões Ferreira, Braulio Nogueira de Oliveira, José Jackson Coelho Sampaio

Resumo


O presente estudo visa analisar a percepção dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE, acerca de sua concepção de saúde e da relação desta com a Educação Física escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, analítico-crítico, em que se utilizou o método da análise de conteúdo. Nessa feita, foram realizadas entrevistas com nove professores, sendo elencadas as seguintes categorias analíticas: motivos da utilização do tema saúde nas aulas; relação atividade física e saúde; e metodologias de ensino. Conclui-se que, de modo geral, o conceito de saúde adotado não contempla o seu sentido ampliado, dessa forma, torna-se necessário ultrapassar os aspectos individuais e biológicos de suas práticas.

Palavras-chave


Educação Física; escola; saúde pública; recursos humanos.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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