EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: APROXIMAÇÕES COM A CLÍNICA AMPLIADA

Fabiana Fernandes de Freitas, Yara Maria de Carvalho, Valéria Monteiro Mendes

Resumo


Este ensaio apresenta algumas reflexões acerca da educação física do ponto de vista da formação profissional e do trabalho em saúde, tendo como objetivo relacionar estes aspectos ao referencial teórico-conceitual e metodológico da Clínica Ampliada. Formação e trabalho remetem a uma inserção e um desenvolvimento singular da educação física no campo da saúde, inclusive no âmbito das políticas públicas. Entretanto, observa-se ausência de fundamentação na formação e intervenção profissional para além da perspectiva biologicista. Nesse sentido, a Clínica Ampliada pode ser um contraponto, ela oferece subsídios no diálogo com outras profissões, nas ações orientadas por relações mais horizontais e na aproximação entre profissional específico, serviço de saúde e usuários do SUS.

Palavras-chave


Educação física; clínica ampliada; formação profissional; trabalho em saúde.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.