GOLPE DE MESTRA: CONDUTA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CAPOEIRA

Darlene de Lima Costa, Lívia de Paula Machado Pasqua

Resumo


O espaço da capoeira, antigamente considerado majoritariamente masculino, há muitos anos vêm sendo ocupado por mulheres, impactando nas formas de ver, ser, pensar, aprender e ensinar essa manifestação cultural brasileira. Assim, o objetivo desse estudo é descrever a experiência de uma mestra de capoeira, a partir de sua trajetória e os modos de enfrentamento de violências e racismos nesse ambiente, a fim de contribuir para uma educação não opressora. O “golpe de mestra” se dá no desenvolvimento de uma metodologia própria que compreenda a inclusão social bem como a formação e a conduta ética de seus educandos. Com essa narrativa, busca-se contribuir com futuras pesquisas relacionadas à temática da percepção feminina sobre as violências e racismos na capoeira.

Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.