EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZANDO AS GINÁSTICAS E OS PADRÕES CORPORAIS

Daniel Teixeira Maldonado, Livia Roberta da Silva Velloso

Resumo


O objetivo desse estudo foi relatar uma experiência político-pedagógica com a tematização das ginásticas e a desconstrução dos padrões corporais, com uma turma do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do IFSP – campus Jacareí. O processo educativo foi organizado durante o 3º bimestre letivo de 2022 e foi composto por 20 aulas. Participaram das atividades de ensino aproximandamente 40 estudantes. A experiência educativa narrada possibilitou a tematização de diferentes modalidades gmínicas e a desconstrução dos padrões corporais estabelecidos na sociedade contemporânea, que estão intimamente atravessados na cultura dessas práticas corporais.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.