ESTRATÉGIAS DE FORTALECIMENTO DO ENGAJAMENTO COMUNITÁRIO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Renata Veloso Vasconcelos de Andrade, Monica Melo, Giannina do Espírito-Santo, Elizabete Alves, Tania Araújo-Jorge, Luciana Ribeiro Garzoni

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre a construção de estratégias de fortalecimento do engajamento comunitário nas escolas para a mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19, de meados de 2020 até fevereiro de 2021. As estratégias foram elaboradas a partir da integração do PSE Carioca com o Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, culminando na instituição dos Comitês Locais de Saúde e Ambiente Escolar (CLSAEs) enquanto política pública da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. De acordo com a experiência relatada, ressaltamos a relevância dos CLSAEs, em contexto de pandemia, como estratégia de vigilância em saúde escolar e de engajamento comunitário para produção do cuidado integral à saúde, defesa sanitária do território, da vida e do SUS.

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ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

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