“NA CHAMADA A PROFESSORA DIZ PANTERA NEGRA”: Ensaios fotográficos nas aulas de educação física

Izaú Veras Gomes

Resumo


Pensar práticas pedagógicas que saiam do eixo esportivo tradicional, ou na perspectiva biológica, na Educação Física escolar ainda é desafiador, mas os trabalhos com o corpo e ressignificação das identidades são uma grande potencialidade para uma educação antirracista. Compartilham-se aqui experiências sobre práticas pedagógicas antirracistas em Educação Física escolar, nas quais fizemos ensaio e exposição fotográfica durante 2018 e 2019. O projeto teve como objetivos estimular a capacidade de reconhecer e valorizar a história, as contribuições culturais e a corporeidade da população negra. Atravessada por muitas subjetividades, a avaliação permite afirmar que o projeto teve muitos impactos positivos para a comunidade escolar e tem se configurado como projeto institucional.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.