"Ocupar a quadra", empoderando meninas: ampliando diálogos sobre futebol e gênero nas aulas de Educação Física

Aline Nicolino, Valléria Araújo de Oliveira

Resumo


Neste texto descrevemos uma experiência pedagógica desenvolvida
com estudantes do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Goiânia,
visando ampliar as vivências corporais escolares por meio do futebol,
possibilitadas pelo empoderamento, diálogo e ocupação dos espaços por
parte das estudantes. Trata-se de um projeto desenvolvido entre as disciplinas
de Educação Física e Português, no período da Copa do Mundo de
Futebol Feminino-2019, que ao observar um movimento das estudantes de
jogarem nos cantos do gramado ou da quadra, propôs resistir ao ‘jogo’. Ao
final, avaliamos que vestir a camisa do time e não entrar em campo, não era
suficiente. Era preciso confrontar as regras e os discursos de objetificação das
mulheres que jogam futebol, para ampliar a representação de humanidade.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.