Experiências formativas acionando discursos de resistência acerca da objetificação do corpo das mulheres na música e na dança

Eliane Regina Crestani Tortola

Resumo


Esta pesquisa apresenta uma narrativa metodológica a partir da
Análise do Discurso, de orientação foucaultiana, advindas de reflexões resultantes
de um estudo amplo e aplicadas a minha prática docente durante o
ano de 2019, envolvendo os aspectos que permeiam a relação corpo, mulher
e música, a fim de suscitar experiências formativas que contribuam para
estudos e práticas pedagógicas, notadamente no que se refere à interlocução
entre dança, gênero e sexualidade na educação física. Não é de hoje que o
corpo da mulher é objetificado em letras musicais e um dos caminhos para
fomentar ações de resistência é compreender que o que é dito hoje pode
possuir um domínio de memória capaz de indicar tanto ruptura quanto
regularidade daquilo que se entende por ser mulher na atualidade.


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ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

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