EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NA ÁREA DE LINGUAGENS: EXPERIÊNCIA POLÍTICO-PEDAGÓGICA COM A PRODUÇÃO DE CRÔNICAS

Daniel Teixeira Maldonado, Pedro Oliveira Rodrigues

Resumo


O objetivo desse estudo foi descrever uma experiência político-pedagógica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, em uma escola da rede federal de São Paulo, onde as atividades de ensino organizadas possuem uma relação tênue com a área de Linguagens. O projeto foi finalizado com a produção de crônicas pelos estudantes sobre os aspectos sociais, históricos, políticos, econômicos, biológicos e fisiológicos que foram produzidos historicamente sobre as manifestações da cultura corporal. Defendemos que a linguagem verbal complementa a linguagem gestual de forma indissociável, produzindo novos conhecimentos para aqueles que realizam a leitura dos gestos das práticas corporais, viabilizando a inserção do componente curricular na área de Linguagens no cotidiano escolar.


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ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

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