EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POR UMA ECOLOGIA DE SABERES DAS PRÁTICAS CORPORAIS

Daniel Teixeira Maldonado, Marina Kanthack Paccini Razzé, Larissa Vicente Tonacio, Jadeh de Mouria Vieira Bastos, Priscila Moreira Magalhães de Souza

Resumo


O objetivo desse estudo foi descrever uma experiência educativa realizada durante as aulas de Educação Física no Instituto Federal de São Paulo, durante o ano de 2019, com 2 turmas de curso técnico integrado ao Ensino Médio. Vivências relacionadas com o atletismo, as danças africanas, a capoeira, o futebol, os jogos e brincadeiras de diferentes regiões do mundo, a musculação e conhecimentos relacionados com a nutrição foram realizadas. Assim, os aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos, biológicos e fisiológicos dessas manifestações da cultura corporal foram problematizados com os discentes, permitindo que eles e elas analisassem a ecologia dos saberes que fazem parte das manifestações da cultura corporal.


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ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

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