“SPIEL, MUSIK UND TANZ”: UMA METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MOTRICIDADADE, CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Marcelo de Maio Nascimento

Resumo


O ensino da dança e atividades expressivas nas aulas de Educação Física escolar estão presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular. No entanto, na prática, esses conteúdos são pouco desenvolvidos pelos professores, porque, em geral, não se sentem capacitados. O presente texto tem por fim apresentar uma proposta sistematizada para o desenvolvimento da dança, jogos cênicos e iniciação à educação rítmica de crianças e adolescentes, nas aulas de Educação Física escolar. O conjunto de atividades compartilhadas têm fundamentação metodológica na técnica alemã de educação corporal do movimento criativo intitulada como “Spiel, Musik und Tanz”.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.