EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E HATHA-YOGA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM VISTAS À EDUCAÇÃO POSTURAL

Lumiar Cardoso de Bakker Gomes

Resumo


De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), as aulas de Educação Física Escolar (EFE) devem tratar dos conhecimentos sobre o corpo, bem como das práticas corporais sistematizadas. O objetivo deste bloco de conteúdo é o desenvolvimento da autonomia do aluno para a prática dos elementos que compõem a cultura corporal de movimento. Tendo em vista tal indicação dos PCN’s, bem como o desejo de propor práticas corporais alternativas àquelas comumente encontradas nas aulas de EFE, esse artigo, oriundo de TCC de Licenciatura, apresenta uma sequência pedagógica utilizando posturas de yoga com intuito de trabalhar a educação postural a partir de conhecimentos sobre cinesiologia/biomecânica.

Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.