DESPERTANDO NOVOS OLHARES: CONHECENDO CÂNDIDO PORTINARI ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTEGRADA COM O PIBID-EDUCAÇÃO FÍSICA

Isadora Loch Sbeghen, Viviane Dulius de Lima, Lisiane Torres e Cardoso

Resumo


O presente trabalho relata a experiência desenvolvida no âmbito do PIBID/UFRGS-Educação Física-Anos Iniciais, no segundo semestre de 2015, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândido Portinari, em Porto Alegre-RS. Com base no nome da escola, e na ausência de reconhecimento dos alunos do 3º ano do ensino fundamental ao artista referido foi desenvolvido um projeto integrando as disciplinas de Educação Física, Artes, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. A experiência de realizar um planejamento de ensino que integra diferentes componentes curriculares foi bastante desafiadora. A realização deste projeto mostrou o quanto é motivadora a aprendizagem quando o ensino se desenvolve por meio de uma prática pedagógica integrada de diferentes componentes curriculares.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.