DA QUEIMADA “INTERGALÁCTICA” AO CABO DE “TRÊS FORÇAS”: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA SOBRE OS USOS DOS JOGOS COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Victor José Machado de Oliveira, Igor Câmara Luiz

Resumo


Trata-se do relato de uma intervenção pedagógica realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Serra/ES, em turmas de 1º ao 5º ano, no período entre os meses de agosto e outubro de 2015. Descreve duas propostas de jogo no tangente a sua transformação didático-pedagógica: a queimada “intergaláctica” e o cabo de “três forças”. Essa intervenção surgiu da necessidade de superar as formas tradicionais da queimada e do cabo de guerra que acabavam por centralizar o jogo em torno de um único elemento, qual seja, pegar a bola e queimar ou puxar uma corda. A partir das experiências desenvolvidas com os estudantes percebeu-se que foi possível descentralizar essas práticas: de um lado, o papel do jogo naquele que queima e, do outro, a forma linear de disputa.

Palavras-chave: Prática Pedagógica; Ensino Fundamental; Educação Física.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.