POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO HANDEBOL: ANÁLISE DO SISTEMA DEFENSIVO 3:3

Rafael Pombo Menezes

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar perspectivas para o ensino do sistema defensivo 3:3 nas fases iniciais do processo de ensino-aprendizagem-treinamento do handebol. Nesse sistema há uma alta exigência das condições técnicas, táticas e físicas dos jogadores, além das capacidades
de percepção e de antecipação. Características como a noção de responsabilidade individual, o posicionamento do defensor no espaço de jogo e o desenvolvimento dos meios técnico-táticos defensivos, são possíveis a partir da abordagem por diferentes métodos de ensino. A partir das múltiplas vivências, proporcionadas pelos diferentes métodos de ensino, objetiva-se que os jogadores compreendam a dinâmica do sistema e, ao mesmo tempo, possam interagir de forma variada com os atacantes adversários.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.