POSSIBILIDADES DAS LUTAS COMO CONTEÚDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O CONFRONTAMENTO EM UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA COM ALUNOS DE 6ª SÉRIE EM UM COLÉGIO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR

Hamilton Carlos de Lima Junior, Sergio Roberto Chaves Junior

Resumo


Investigamos o potencial pedagógico do conteúdo Lutas destacando suas contribuições na Educação Física escolar, explicitando algumas possibilidades para trabalhá-las em uma intervenção pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida com alunos e alunas da sexta série escolar da rede pública de ensino do município de Guarapuava (PR). A coleta de dados contou com aplicação de questionários aos alunos e o registro das intervenções em um diário de campo com o intuito de entender as dificuldades docentes e o nível de compreensão dos alunos em relação às Lutas. Os resultados da pesquisa apontam para uma repercussão positiva em relação às intervenções. Esperamos com este estudo oferecer elementos que sustentem a importância das Lutas como conteúdo estruturante na Educação Física Escolar.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.