PENSAMENTO EPISTEMOLÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA: DAS CONTROVÉRSIAS ACERCA DO ESTATUTO CIENTÍFICO

Homero Luis Alves de Lima

Resumo


O estudo analisa o pensamento da Educação Física brasileira. Interroga sobre as condições de possibilidade de constituição de um campo científico centrado nas práticas corporais que substitua as abordagens disciplinares que tradicionalmente deram sustentação teórico-científica à Educação Física. Todavia, a abrangência do campo - tenha ele como objeto, a motricidade humana, o movimento humano, os esportes, etc. -, ao permitir a incursão das ciências já constituídas, aponta para a inviabilidade da construção de uma ciência específica. A pesquisa, ao invocar Nietzsche e Foucault, lança suspeitas sobre a ambição de poder que a pretensão de cientificidade poderá estar engendrando. Sugere, então, que a problemática da legitimidade acadêmica e social da Educação Física seja retomada pela via da discussão ética e estética do corpo.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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