INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PROJETOS SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE CIDADANIA E ESPORTE EM VILA VELHA (ES)
Resumo
Este artigo analisa um modo de intervenção da educação física em um projeto social, a partir das relações que os sujeitos desse projeto estabelecem com as atividades físicas e esportivas. O trabalho resulta de estudo etnográfico, durante cinco anos, para investigar as práticas sociais e os discursos de jovens participantes do Projeto Esporte Cidadão (PEC) em Vila Velha (ES), e utiliza a análise crítica do discurso (ACD) para interpretar os sentidos atribuídos às experiências individuais. Conclui que a apropriação de técnicas esportivas, a participação em competições esportivas e as formas relacionais de interação interpessoal constituem os principais saberes valorizados pelos participantes do PEC. O estudo indica que a comunidade discursiva é capaz de estabelecer suas prioridades, que são autolegitimadas por critérios próprios de competência.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexadores
![](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/scopus.jpg)
![WEB OF SCIENCE (ISI)](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/isi.jpg)
![SCIELO](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/scielo.jpg)
![LILACS](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/lilacs.jpg)
![LATINDEX](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/latindex.jpg)
Bases de dados
![Portal de Periódicos da CAPES](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/portal_capes.jpg)
![DOAJ](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/doaj.jpg)
![PKP](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/pkp.png)
![ULRICHS WEB](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/ulrich.png)
![LiVre](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/livre.gif)
![CCN](http://cbce.tempsite.ws/revista/docs/img/ccn.jpg)
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.