AS CULTURAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Leonardo Lima Rodrigues, Valter Bracht

Resumo


A desestabilização das certezas proporcionou à educação física a sinalização da urgência em superar a busca de uma concepção e prática oficial, verdadeira. Por isso, novas exigências recaem sobre os estudos interessados na inserção desse componente curricular nas escolas, ganhando status o esforço de compreensão das decisões e das lógicas com as quais operam os professores que vivem nos cotidianos escolares. Isso implica novas exigências/cuidados, como o risco de uma relativização radical e um afastamento, em um grau indesejado, das questões estruturais mais amplas. Este texto visa à exposição dos desafios enfrentados, ao se afirmar a importância de compreender que tipo de culturas de educação física tem sido criado nas escolas. Para tanto, apresenta e baseia-se em um estudo etnográfico de dois casos de inserção da educação física no cotidiano de duas escolas públicas.


Palavras-chave


Cultura escolar; educação física; ação docente.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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