EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Guilherme Carvalho Franco da Silveira, Joelcio Fernandes Pinto

Resumo


RESUMO: O objetivo deste relato é apresentar uma proposta de currículo de Educação Física cujasreferências são as abordagens críticas da educação e da educação física. Esta propostade trabalho vem sendo desenvolvida há três anos no Colégio Santo Antônio de BeloHorizonte, com resultados animadores e apontando um caminho, dentre váriosimagináveis, para abordar a educação física não mais como mera atividade escolar, massim como componente curricular da educação básica (LDB/96) cujo conteúdo é a culturacorporal de movimento, expressa nos jogos, na dança, nos esportes, nas lutas e nasginásticas.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física escolar; abordagem crítica; currículo.  

Physical education in the movement culture perspective: A pedagogic proposal

ABSTRACT: The purpose of this article is to show the current Physical Education (PE)curriculum of a private school, in the state of Minas Gerais, based on the critical theoriesof education and PE as well. This PE project has been implemented in the past threeyears, showing a non-tradicional way to teach this subject and presenting the possibilityof understanding PE as a subject like any other in the school, with its specificity that is tostudy and transform the human movement culture (games, sports, dance, gymnastics,martial arts). 

EY-WORDS: Physical education; curriculum; educational critical theories. 

Proposición pedagógica de educación física en la perspectiva de la cultura corporal

RESUMEN: El objetivo de este relato es presentar una proposición de curriculum deEducación Física, cuyos referenciales son los abordajes críticos de la educación y de laeducación física. Esta proposición de trabajo viene siendo desarollada hace tres años enel colegio “Santo Antônio” de Belo Horizonte, con resultados animadores y señalandoun camino, entre otros varios posibles, para abordar la educación física no como meraactividad escolar, sino como componente curricular de la educación básica (LDB/96)cuyo contenido es la cultura corporal de movimiento, expresada en los juegos, la danza,los deportes, las luchas y la gimnasia.

PALABRAS CLAVES: Educación física escolar; abordaje crítico; curriculum.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.