TRANSFORMAÇÕES PERIFÉRICAS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR APÓS INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Fabiano Pries Devide, Elaine Valéria Rizzuti

Resumo


RESUMO: Os objetivos do estudo são identificar as representações sociais que um grupo de alunos do ensino fundamental de um colégio público tem sobre a Educação Física escolar, e acompanhar a influência de uma proposta pedagógica na estrutura dessas representações. Coletamos os dados em três etapas: por uma dinâmica de associação de palavras no início de 1998 e 1999; e por uma redação sobre Educação Física na escola solicitada aos alunos em meados de 1998, com base na vivência nas aulas daquele semestre. Durante este período, a intervenção pedagógica foi empreendida com aulas práticas e teóricas, seminários, e avaliações práticas e teóricas relacionadas aos conteúdos desenvolvidos, perfazendo o planejamento do curso. A análise dos dados foi realizada com base na Teoria das Representações Sociais e da Análise do Discurso. Os resultados nos indicam que o núcleo das representações dos alunos sobre a Educação Física escolar é constituído pelo “esporte”; enquanto o sistema periférico sofreu desestabilização, com o surgimento de elementos significativos nas formulações feitas pelos alunos sobre a Educação Física escolar, em direção à sua valorização enquanto disciplina.

PALAVRAS-CHAVE: Educação física escolar; representações sociais; processo de ensino.

Peripherycal changes in social representations of students of fundamental learning about school physical education after pedagogic intervention

ABSTRACT: The objectives of this study are to identify the social representations that a group of students of “fundamental learning” of a public school have about School Physical Education, and to follow the influences of a pedagogic proposal in the structure of these representations. The data were collected in three stages: (i) through group dynamics at the beggining of 1998 and (ii) at the beginning of 1999; and (iii) through a composition done by students about the Physical Education classes during the first half of 1998. During this period, our intervention was accomplished with theoretical and practical classes, seminars, and practical and theoretical evaluations, related to the contents developed through the period. The analysis of the data was done under the theoretical frameworks of Social Representations and Discourse Analysis. The results show us that the nucleus of the social representations of students about School Physical Education remains the same, being constituted by the “sport”. However, there was some changes in the peripheric system with significant elements in the formulations done by the students about the School Physical Education in order to value it as a discipline.

KEY-WORDS: School physical education; social representations; learning process.

 Transformaciones periféricas de las representaciones sociales de alumnos de enseñanza básica sobre la educación física escolar tras intervenciones pedagógicas

RESUMEN: Los objetivos del estudio son identificar las representaciones que un grupo de alumnos de la educación básica de un colegio público tiene sobre la Educación Física escolar, y seguir la influencia de una proposición pedagógica en las estructuras de estas representaciones. Reunimos los dados en tres etapas: Por una dinámica de asociación de palabras al inicio de 1998 y 1999, y por una redacción sobre Educación Física en la escuela a los alumnos a mediados de 1998, en base a las vivencias en las clases de aquel semestre. Durante ese periodo, la intervención pedagógica fué emprendida con clases prácticas y teóricas, seminarios y evaluaciones prácticas y pedagógicas relacionadas con los contenidos desarrollados, rehaciendo el contenido del curso. El análisis de los datos fue realizado en base a la Teoría de las Representaciones Sociales y del Análisis del Discurso. Los resultados nos indican que el nucleo central de las representaciones de los alumnos sobre la Educación Física escolar es constituido por el “deporte”; mientras que el sistema periférico sufrió una desestabilización con el surgimento de elementos significativos en las formulaciones hecha por los alumnos sobre la Educación Física escolar, en dirección a su valorización como asignatura.

PALABRAS CLAVES: Educación física escolar; representaciones sociales; processo de enseñanza.


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