ENSINO REFLEXIVO EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Irene C. Rangel-Betti, Zenaide Galvão

Resumo


RESUMO:  O objetivo deste estudo foi trabalhar o conteúdo de uma disciplina do ensino superior na perspectiva do ensino reflexivo, que prevê a reflexão antes, durante e após a aplicação de uma aula. Levando em consideração estes pressupostos, a disciplina foi divididaem duas partes: uma ministrada pela professora responsável e colaboradora e outra por duplas formadas pelos alunos-professores. Estes recebiam orientações sobre algumaparte da aula (objetivo e/ou conteúdo e/ou estratégia e/ou material), discutiam, planejavam e entregavam previamente o plano de aula às professoras. Após ser ministrada a aula, dois alunos selecionados antecipadamente faziam as primeiras observações referentes ao encaminhamento da aula sendo aberta, posteriormente, a discussão aorestante da classe. Os resultados deste tipo de modelo de ensino sugerem que os alunos adquirem uma postura reflexiva, tornando-se capazes de fazer e ouvir críticas,bem como analisar aulas, observando sua adequação pedagógica referente à clientela, procedimento, atitudes etc. A experiência foi significativa também para as professoras,que conheciam a teoria sobre o modelo reflexivo de ensino, mas não sua utilização prática. 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino reflexivo; relação teoria/prática.  

Reflexive teaching an undergraduate class in Physical Education 

ABSTRACT: The purpose of this paper was to work on the content of an undergraduate class through reflexive teaching point of view, which foresee the reflection before, duringand after class. Considering these assumptions, the class was divided into two moments: with two teachers, the class teacher and a visitor teacher, and the other with studentsteachers. The later were giving orientation about some parts of class (purpose and/or strategy, and / or instruments). They discussed, planned and previously they provided the teachers with the class plan. After teaching the class, two pre-selected students started talking about their impressions, then the discussion was opened to all students.The results of this teaching model suggest that students get a reflexive attitude, becoming able to criticize and accept critics, as well as to analyze classes, observing its pedagogical adequacy in terms of clients, its procedures, its attitudes etc. The experience was also significant to the teachers who had known the theory about reflexive teaching but not its practical use. 

KEY-WORDS: Reflexive teaching; theory-practice relation.

 Enseñanza con reflexión en la enseñanza superior en la Educación Física  

ESUMEN : El objetivo del texto ha sido trabajar lo contenido de una disciplina de la enseñanza superior en la perspectiva de la enseñaza con reflexión, con la previsión de la reflexión antes, durante y después de la aplicación de una clase. Llevándose en consideración estos presupuestos, la disciplina fue dividida en dos partes: una ministradapor el docente responsable y colaborador y outra por dos alumnos de los alumnosmaestros que han sido orientados acerca de alguna parte de la clase (objetivo y/o contenido y/o estrategia y/o material). Discutiron, planearon y hicieron previamente la entrega del plan de clase a los docentes. Después de la ministración de la clase, dos alumnos seleccionados con antecedencia harian consideraciones concernientes al encaminamiento de la clase siendo aberta, posteriormente, la discusión a lo restante del grupo. El resultado de este modelo de enseñanza puede sugerir que los alumnos adquiran una postura de reflexión, tornándose capazes de hacer y escuchar críticas, así como analizar clases con observación de su adecuación pedagógica referente a la clientela, procedimiento, actitude etc. La experiencia ha sido significativa también a las maestrasque tenian conocimiento acerca del modelo reflexivo de ensenañza, pero no acerca de su utilización práctica. 

PALABRAS CLAVE: Enseñanza con reflexión; relación teoría-práctica.   


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.