A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A MUDANÇA A PARTIR DA PESQUISA-AÇÃO

Valter Bracht, Rosely Pires, Sabrina Polony Garcia, Ana Flavia Souza Sofiste

Resumo


A presente pesquisa teve os objetivos de: a) verificar em que medida a metodologia da pesquisa-ação apresenta-se como uma estratégia adequada de formação continuada de professores, quando a intenção é provocar mudanças na prática pedagógica numa perspectiva crítica e b) colaborar na identificação dos principais obstáculos e/ou entraves à mudança da prática pedagógica em educação física nas escolas. Os resultados, obtidos a partir de um curso de especialização baseado nos princípios da pesquisa-ação, apontam que esta metodologia é efetivamente uma estratégia profícua, mas apontam também para uma série
de limitações que emanam do contexto sociopolítico, econômico e cultural e que tornam visível o alto grau de complexidade dos processos e tentativas de inovação pedagógica.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.