(Re)investimento na integralidade da formação do licenciado em educação física

Júlio Cesar Schmitt Rocha, Juarez Vieira do Nascimento

Resumo


O objetivo deste ensaio foi apresentar posicionamentos que possam minimizar o imediatismo na formação do licenciado em educação física. Percorreu-se o caminho ligado aos propósitos da formação do educador e as expectativas e intencionalidades nela projetadas em busca de uma maior integralidade educativa, que não se restrinja à formação de caráter unicamente qualificadora de habilitação. Situou-se a organização curricular e o currículo como construção social, no qual três perspectivas interagem e se impõem com a mesma relevância: os conteúdos específicos, as habilidades técnicas e as relações situacionais. Destacou-se, para assegurar a integralidade formativa do professor protagonista e situado socialmente, a essencial reciprocidade e equilíbrio entre saberes e valores como qualificadores das intenções pretendidas e fonte de (re) significação das diversas etapas de formação.

Palavras-chave


Formação do educador; Currículo; Educação física; Ensaio

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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