EDUCAÇÃO FÍSICA, MEIO AMBIENTE E AVENTURA: UM PERCURSO POR VIAS INSTIGANTES
Resumo
Investigações sobre as relações entre a educação física e o meio ambiente ainda são recentes e, com o objetivo de contribuir nesse debate, este texto apresenta reflexões
que extrapolam a compreensão das atividades de aventura como mero processo esportivo formal ou como uma parcela de mercado de trabalho exclusiva e, por isso mesmo,
excludente. Apontamos como fértil a relação entre seres humanos e natureza mediada pela aventura, o que nos permite ressaltar a educação física como um campo do conhecimento que ocupa uma posição privilegiada para as mais diversas intervenções nesse segmento em plena emergência. Nesse contexto, dialogamos com a geografia e com a sociologia, buscando aproximações com esses outros saberes e áreas do conhecimento, destacando o importante papel da educação ambiental.
que extrapolam a compreensão das atividades de aventura como mero processo esportivo formal ou como uma parcela de mercado de trabalho exclusiva e, por isso mesmo,
excludente. Apontamos como fértil a relação entre seres humanos e natureza mediada pela aventura, o que nos permite ressaltar a educação física como um campo do conhecimento que ocupa uma posição privilegiada para as mais diversas intervenções nesse segmento em plena emergência. Nesse contexto, dialogamos com a geografia e com a sociologia, buscando aproximações com esses outros saberes e áreas do conhecimento, destacando o importante papel da educação ambiental.
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