INCLUSÃO E DIFERENÇA NA ESCOLA: O LEGADO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Gilmar de Carvalho Cruz, Khaled Omar Mohamad El Tassa

Resumo


O estudo objetivou analisar a implicação de um curso de formação profissional de professores de Educação Física na compreensão de licenciandos sobre a docência em contextos educacionais inclusivos. Discentes de uma universidade paranaense responderam a três perguntas abertas – duas relacionadas a situações-problema sobre intervenção profissional em contextos educacionais inclusivos. No que diz respeito ao entendimento sobre inclusão escolar os resultados apontam superficialidade em 39% das respostas e conhecimentos básicos em 61% das respostas. Indicam ainda que 61% dos participantes não expressam conhecimentos suficientes para incluir alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física. Observa-se contradição entre ordenamento legal e processo formativo oferecido.

Palavras-chave


Educação Física; formação profissional; inclusão; escola.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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