A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DO CAMPO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DO BRASIL: CRÍTICA À TESE HEGEMÔNICA

Joelma de Oliveira Albuquerque

Resumo


Trata-se da análise materialista histórica e dialética de 433 estudos (teses e dissertações) acerca da educação dos trabalhadores do campo. O objetivo é expor a crítica à tese hegemônica identificada, com ênfase nas consequências para a formação destes trabalhadores. A análise se pautou nas premissas epistemológicas e na crítica da educação. Constatou-se que a tese escola/educação com conteúdos e saberes do e para o meio rural, pautados no cotidiano e na identidade cultural dos sujeitos das áreas rurais aparece em 236 estudos, cuja consequência para a formação dos trabalhadores é o esvaziamento fragmentação de sua compreensão acerca do real, o que nos coloca diante do desafio de buscar alternativas teóricas para esta problemática.

Palavras-chave


Produção do conhecimento; educação do campo; formação humana; crítica da educação.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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