AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: DESDOBRAMENTOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – OU, POR QUE AVANÇAMOS TÃO POUCO?

Ricardo Rezer, Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues, Clodoaldo Antonio De Sá, Carla dos Reis Rezer, Marizete Lemes da Silva Matiello, Deizi Domingues da Rocha, Adriani Cristiani Stanga, Neusa Dendena Kleinubing, Altamir Trevisan Dutra

Resumo


Este texto tem por objetivo refletir acerca dos desdobramentos das recentes reformas ocorridas na formação inicial em Educação Física (EF). Para tal, apresentamos alguns momentos característicos deste processo, bem como, reflexões sobre essa discussão na EF brasileira. Entendemos que as atuais reformas promoveram um atraso irreparável para a formação inicial no campo da EF brasileira. Nos últimos anos, utilizamos tempo importante da formação inicial em EF enveredando esforços em reestruturações curriculares estabelecidas sob discutível processo legitimador, sem a devida clareza epistemológica.

Palavras-chave


Diretrizes curriculares nacionais; formação inicial; Educação Física; Educação Superior.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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