CULTURA E HABILIDADE: UM DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ANTROPOLOGIA DE TIM INGOLD

José Alfredo Oliveira Debortoli, Carlos Emanuel Sautchuk

Resumo


O texto propõe uma aproximação da abordagem antropológica de Tim Ingold a partir de uma reflexão sobre o campo de conhecimentos que vem constituindo a Educação Física brasileira nas últimas três décadas. Enfatizamos uma ancoragem teórico-metodológica que propõe alternativas a abordagens que objetificam tanto a natureza quanto a cultura, requerendo outras perspectivas de compreensão e conhecimento. Ao longo do texto esperamos elucidar possibilidades de relacionar engajamento prático, aprendizagem e produção de sentido. Os estudos de Tim Ingold proporcionam repensar as formas de apropriação pela Educação Física de modelos teóricos das Ciências Sociais e Humanas; em especial, na Antropologia, a noção de cultura, que vem sendo debatida em seus locais de produção, por seu caráter representacionista.

Palavras-chave


Educação Física; antropologia; Tim Ingold; cultura.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.