EL DISCURSO PEDAGÓGICO EN EDUCACIÓN FÍSICA. LA TENSIÓN CIENCIA VERSUS ESPÍRITU EN LA CONFORMACIÓN DE UNA DISCIPLINA ESCOLAR

Angela Aisenstein

Resumo


Esta pesquisa discute os elementos culturais e ideológicos que confluem na conformação da educação física escolar na Argentina desde o final do século XIX até a década de 1940. Entende a educação física escolar como resultante da articulação de saberes e práticas provenientes do campo da cultura física, da propaganda higienista, médicos, criminalistas e pedagogos a favor de uma educação integral, e as concepções políticas e filosóficas que sustentam as distintas gestões do Conselho Nacional de Educação. A obra de Romero Brest permite vislumbrar as tensões entre estas concepções teóricas e filosóficas e os modos de resolução no interior de uma disciplina escolar.


Este trabajo presenta los elementos culturales e ideológicos que confluyen en la conformación de la educación física como asignatura escolar, en Argentina, desde fines del siglo XIX y hasta la década de 1940. Se entiende a la educación física escolar como la resultante de la articulación de saberes y prácticas provenientes del campo de la cultura física, la propaganda de higienistas, médicos, criminalistas y pedagogos a favor de la educación integral, y las concepciones políticas y filosóficas que sostienen las distintas gestiones al frente del Consejo Nacional de Educación. La obra de Romero Brest permite vislumbrar las tensiones entre dichas concepciones teóricas y filosóficas y los modos de resolución al interior de una asignatura.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.