EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E RELAÇÕES DE GÊNERO: DIFERENTES MODOS DE PARTICIPAR E ARRISCAR-SE NOS CONTEÚDOS DE AULA

Liane Aparecida Roveran Uchoga, Helena Altmann

Resumo


Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que buscou entender como se dão as relações de gênero nos diferentes conteúdos da educação física escolar e como a diversificação destes interfere nas relações de gênero durante as aulas. Através de uma pesquisa do tipo etnográfica em duas escolas pertencentes à região metropolitana de Campinas-SP, foram observadas aulas de educação física em três diferentes séries. As análises feitas indicam que meninos e meninas lidavam de maneiras distintas com aprendizagem de novos movimentos e conteúdos, sendo que eles arriscavam-se mais nas aprendizagens e demonstravam mais confiança nas próprias capacidades e habilidades corporais.

Palavras-chave


Gênero; Educação Física; Conteúdos; Escola.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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