CONHECIMENTO DE PERFORMANCE COM BASE NO TESTE DO DESEMPENHO MOTOR DO NADO CRAWL, NA APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL

Juliana Izabel Katzer, José Francisco Gomes Schild, Cassio de Miranda Meira Junior, Sara Teresinha Corazza, Suzete Chiviacowsky

Resumo


O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do feedback após boas tentativas de prática na aprendizagem do nado crawl. Participaram 48 adultos, divididos em dois grupos: G-Boas, que recebeu feedback após boas tentativas de prática e G-Ruins, que recebeu feedback após tentativas de prática ruins. Para verificar a aprendizagem foi utilizado um teste de desempenho motor para o nado crawl. Para ambos os grupos, independentemente do feedback fornecido, foi detectada diferença entre o pré e o pós teste, indicando sucesso no processo de aprendizagem. Não foi verificada diferença entre os grupos em relação aos pós-testes. Conclui-se que o fornecimento de feedback após boas e más tentativas de prática pode levar à aprendizagem similar do nado crawl.

Palavras-chave


Feedback; Aprendizagem Motora; Natação; Conhecimento de Performance.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.