O EFEITO DE DICAS DE APRENDIZAGEM NA AQUISIÇÃO DO ROLAMENTO PEIXE POR CRIANÇAS COM TDC

Josiane Medina, Inara Marques, Iverson Ladewig, André Félix Rodacki

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar o efeito das dicas na aquisição do rolamento peixe por crianças com TDC e com desenvolvimento típico (GDTD, n=6), (GDTS, n=8), (TDCD, n=8), (TDCS, n=2). As crianças foram avaliadas em três momentos: PRÉ, PÓS e RET, por meio de um checklist para avaliação da performance. As dicas de aprendizagem utilizadas foram: “empurre o chão”, “coloque as mãos o mais longe possível” e “queixo no peito”. Não houve diferença significativa entre os grupos, mas aumento das notas do PRÉ para o PÓS com uma diminuição na RET (p=0,02). Pode-se concluir que as dicas utilizadas não foram específicas
o suficiente para gerar modificações significativas na aprendizagem do rolamento peixe, tendo em vista o nível de desenvolvimento motor dos participantes.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.