EFEITOS DO ESTABELECIMENTO DE METAS PARA A AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE MOTORA

Priscila Silva Lima, Rodolfo Novellino Benda, Fabiano de Souza Fonseca, Fabricia Quintão Loschiavo-Alvares, Alessandra Aguilar Coca Ugrinowitsch, Aline Horta Miguel Junqueira, Maria Flávia Soares Pinto Carvalho, Herbert Ugrinowitsch

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000400010

Resumo


O presente estudo investigou os efeitos do estabelecimento de metas de curto e de longo prazo na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. O experimento foi conduzido em três etapas: pré-teste (10 tentativas); aquisição (60 tentativas), com manipulação da temporalidade da meta; e pós-teste (10 tentativas). Os 33 universitários destros foram divididos em três grupos: meta específica de curto prazo (GEC), meta específica de longo prazo (GEL) e o não meta (GNM). Na análise da precisão e da consistência, a ANOVA two way identificou diferença entre pré-teste e pós-teste e entre os blocos da aquisição. Apesar de todos os grupos terem aprendido a tarefa, não houve diferença entre eles. Sugere-se a realização de novos estudos sobre o tema.

Palavras-chave


Aprendizagem motora; estabelecimento de metas; temporalidade da meta; arremesso de dardo de salão.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

WEB OF SCIENCE (ISI)SCIELO
LILACS LATINDEX

Bases de dados

Portal de Periódicos da CAPES DOAJ PKP ULRICHS WEB LiVre CCN



ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
A RBCE On-line é uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome.