TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR – REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA...

Ricardo Rezer, Juarez Vieira do Nascimento, Paulo Evaldo Fensterseifer, Amândio Braga dos Santos Graça

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000400007

Resumo


O objetivo desse artigo é refletir acerca do trabalho docente na Educação Superior, tomando como referência o campo da Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, pautada por uma orientação hermenêutica, desenvolvida no contexto da UFSC e da UNOCHAPECÓ. O grupo de colaboradores foi constituído de professores dos cursos de EF das universidades mencionadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os colaboradores, a fim de ampliar a compreensão acerca do tema proposto. Ao fim, conside- ramos que um referencial hermenêutico possibilitaria redimensionar o trabalho docente na Educação Superior, o que pode implicar uma inflexão no entendimento axiológico, teleológico e epistemológico da prática pedagógica, bem como, um redimensionamento da atividade epistemológica presente neste âmbito.

Palavras-chave


Educação superior; trabalho docente; epistemologia; Educação Física.

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ISSN (Impresso) 0101-3289; ISSN (Eletrônico) 2179-3255
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